head {margin-top: 0px;>

domingo, 29 de junho de 2014

Faculdade de moda | com Ananda Sophie Quadros Gonçalves


Oi gente! Bom, ano que vem eu vou ter que escolher qual faculdade prestar, e até agora minha única opção é moda. Queria buscar mais informações sobre o curso, conversar com profissionais, por isso já fui em várias feiras de profissões em cidades diferentes, mas nunca achei nada falando sobre moda. Acredito que isso também aconteça com várias pessoas, e então resolvi abrir um espaço no meu blog onde possamos tirar nossas dúvidas com profissionais ou estudantes de moda.

E iniciando esse tema, conversei com Ananda, que é professora de Desenho Geométrico e Costura & Modelagem na Universidade Feevale. Ananda é designer de moda; especialista em Criatividade e Inovação pelo Senac/RS, e mestranda em Design Estratégico pela Unisinos. Já passou pelo ateliê de marcas como Iaiá e Fábula. Anos mais tarde, criou a marca de comfort wear Lucie & Le Chat. É consultora de estilo de marcas gaúchas como a Indiada, além de colaboradora na Eureka Projetos em Comunicação.

1- Onde você fez faculdade de moda? Qual a duração do curso?
 Fiz minha faculdade na Universidade Feevale em Novo Hamburgo-RS. Na época (2001) haviam poucos cursos de moda no Rio Grande do Sul, e quando fiz vestibular a faculdade mais próxima era a UCS (Universidade de Caxias do Sul), que fica na Serra há mais ou menos 2 horas de Porto Alegre, onde moro. Um anos depois de viajar duas vezes por semana para fazer o curso que eu queria, a Feevale abriu o bacharelado em Moda, este fica ha 50 minutos de casa, então eu transferi para lá. Com isso tudo acabei demorando um pouco mais para me formar, até porque não era tão fácil conseguir financiamento estudantil, bolsa de estudo... como é hoje. Mas o curso da Feevale tem duração de 4 anos e meio.
2- Você teve apoio da sua família ao fazer a escolha da faculdade? Como foi?
Sim, a maior parte da família me deu apoio total. Minha avó materna é costureira, minha mãe e minha tia sempre fizeram suas próprias roupas, cresci no meio disso então seguir no caminho da moda foi quase natural. Mesmo assim alguns gostariam que eu tivesse seguido uma carreira mais tradicional como o Direito.
3- Como você diria que está o mercado de trabalho em relação à moda hoje?
Vejo o mercado da moda bem aquecido hoje em dia, há muito mais espaço para os estudantes e graduados do que havia quando eu fiz o curso alguns anos atrás. Além disso não é de hoje que a moda brasileira está em alta lá fora, basta saber aproveitar. Também vejo espaço para novos estilistas com coleções autorais e em pequena escala, como um contraponto à moda rápida fabricada em países asiáticos em condições duvidosas, por exemplo.
4- Se pudesse dar um conselho à quem está pensando em fazer moda, qual seria?
Que pesquise bastante sobre os cursos disponíveis na sua cidade/estado, pesquise sobre o foco, sobre o perfil do egresso... Para compreender bem qual o foco da formação e se está de acordo com o que pretender fazer no futuro. Já para aqueles que ainda não sabem o que querem fazer, mas tem interesse em moda, busquem conversar com diversos tipos de profissionais, pesquisar sobre o mercado, sobre as possibilidades de áreas para trabalhar no futuro. Assim fica mais fácil saber se está indo no caminho certo, sem surpresas!
5- Quais são as maiores dificuldades e também as melhores coisas na faculdade de moda?
Bom, costumo dizer que a faculdade de moda não é fácil, dá trabalho, exige dedicação e vontade. São muitos trabalhos em todas as disciplinas, desde trabalhos teóricos, de pesquisa, até trabalho práticos envolvendo desenho, costura, modelagem... Então precisa gostar e se dedicar para tirar proveito de cada disciplina, de cada trabalho como uma nova experiência, como oportunidade de aprender algo novo.
Para mim as maiores dificuldades também foram as melhoras coisas, essa possibilidade de experimentar enquanto aluno, de poder errar, de poder aprender com o erro...
6- No que você já trabalhou e o que você faz hoje?
Eu comecei trabalhando com criação ainda na faculdade, prestando consultoria para empresas de confecção. Depois trabalhei alguns anos em chão de fábrica como coordenadora de produção, lidando diretamente com a confecção em meio a cortadores, modelistas e costureiras. Para mim é uma satisfação incrível poder acompanhar a construção das peças, ver a coleção sair do papel.
Mais tarde trabalhei alguns anos novamente com criação em uma marca gaúcha, desenvolvendo tanto a coleção feminina como a masculina, abrangendo todo o mix de produto da empresa, ou seja, desde sapatos e acessórios até o vestuário.
Hoje em dia eu sou professora na mesma universidade em que me formei, e me realizo através dos projetos dos alunos, e tentando passar pra eles um pouco da minha paixão pela moda.
7- O que se aprende na faculdade de moda?
Bom, cada faculdade tem suas especificidades, mas de modo geral nos cursos de graduação se tem uma abordagem ampla da moda preparando o aluno para atuar nas mais diversas áreas. Para isso tem disciplinas de desenho para habilitar o aluno na representação das suas criações tanto no papel manualmente, como no computador através de softwares. Disciplinas técnicas e práticas como ergonomia, modelagem e costura, que habilita o aluno para confeccionar peças de vestuário para os mais diversos públicos. Além dessas bem práticas tem também disciplinas mais teóricas para fazer pensar sobre a moda, a cultura contemporânea... Tem disciplinas mais voltadas para marketing e gestão de moda. Enfim, o objetivo é abrir o leque de opções para que o aluno possa atuar nas mais diversas áreas da moda, e claro, como qualquer outra faculdade é preciso que aluno busque aprofundar seu conhecimento e prática na área em que tiver maior interesse. Para isso a dica é fazer o máximo de estágios que puder, mudando de área quando possível buscando essa experimentação ao longo do curso, para entrar no mercado ao final do curso com um caminho já mais definido.
8- É preciso saber desenhar para cursar moda?
A representação através do desenho é importante, mas são muitas as disciplinas que preparam o aluno para o desenho, começando com desenho mais abrangente, passando pelo desenho de figura humana para chegar no desenho de moda. Para aqueles que não tem a habilidade ou o gosto pelo desenho manual, existem softwares de desenho e alguns específicos para desenho de moda, que facilitam essa tarefa. Com a ajuda do computador não tem quem não aprenda a desenhar!
9- O que te surpreendeu bastante na faculdade?
Eu comecei a faculdade bem cedo, recém saída do colégio, havia poucas universidades com cursos de moda na época, e o acesso à informação não era tão fácil como hoje. Faz pouco mais de 10 anos, mas as coisas mudaram muito nesse curto período de tempo. Então eu não sabia exatamente como seria o curso, o que eu iria aprender, foi tudo muito novo, tudo muito surpreendente, e eu fui gostando muito do que ia aprendendo e conhecendo, então não sei dizer o que há de mais surpreendente na moda. 
10- Se você pudesse voltar no tempo, ainda assim escolheria a moda para se viver?
Com certeza! Não consigo me imaginar trabalhando com outra coisa. 
____________________________________________________________________________________________ Gostaram da entrevista? O que vocês fazem/querem fazer de faculdade? E quem tiver alguma dúvida sobre faculdade de moda e quer que eu pergunte para os profissionais/estudantes, me mande por e-mail (ferbiajoti@hotmail.com) ou qualquer outra rede social.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Entrevista com Waters Riley

Oi gente! Estou trazendo uma entrevista com uma blogueira estadunidense cheia de atitude e de experiências bacanas para contar. Espero que gostem! Vocês podem acompanhá-la no lookbook, blog e facebook.
1- Como você definiria seu estilo?
Meu estilo é definido como grunge alternativo dos anos 90 misturado com sapatos de grife. A maioria das minhas roupas são de brechós, comprados on-line, ou da H&M. Eu amo misturar roupas caras ou de grife com peças vintage, isso faz uma roupa única, especialmente se for um estilo certo.

2- Como surgiu a ideia em criar um blog?
A ideia me veio à mente quando minha coleção de sapatos Jeffrey Campbell começou a crescer e eu pensei que deveria mostrar o quão “demais” esses sapatos são para todo mundo e o quanto eles são estilosos.

3- Qual item fashion não pode faltar no seu guarda-roupa?
Jaqueta de couro. Eu possuo quatro delas e vou continuar comprando mais e mais.
4- Que dica você daria para quem está começando o blog agora?
Mantenha-se fiel ao seu estilo; sempre use o que melhor fica bem em você, porque o que pode ficar bem em outra pessoa, pode não ficar em você. Estou constantemente me lembrando disso, tento gastar meu dinheiro com sabedoria.

5- Qual o seu ícone fashion e por quê?
Courtney Love, Gwen Stefani, Drew Barrymore (as três dos anos 90) e as gêmeas Olsen. Courtney e Gwen foram ícones da moda que eu admirava quando era mais nova, sempre queria me vestir como elas, mas não podia porque eu era muito jovem; porém eu escutava as músicas delas e ficava inspirada por suas letras e atitudes em geral sobre a vida. Agora que eu sou mais velha o suficiente para me vestir como Gwen e Courtney, sempre volto para trás e olho as suas fotos para inspiração. As gêmeas Olsen têm o melhor estilo a partir de agora, elas mantem  a atitude de "eu não me importo" e produzem looks incríveis com tudo o que vestem. Eu também amo a forma como elas dispõem as roupas em camadas, usam blusas ou camisetas oversized e ainda deixam o look elegante. O estilo das gêmeas Olsen é uma mistura de boêmio grunge, com um toque alternativo. Elas são muito inspiradoras.
6- Você tem algum sonho relacionado à moda?
Eu tenho muitos sonhos que quero alcançar e que já estou conseguindo. O primeiro sonho era ser uma empreendedora e eu fiz isso, iniciando uma empresa de T-shirt, mas só durou seis meses, porque eu tinha outras obrigações para me concentrar, como terminar meu diploma de bacharel em marketing. As camisetas foram realmente impressionantes, elas consistiam em camisetas do vestuário americano com unicórnios, batom vermelho e caveiras; todas as três camisetas diferentes, é claro. Era um sonho meu iniciar um negócio e estou feliz por ter tido a experiência de fazê-lo; sugiro que todo mundo tente iniciar o seu próprio negócio, mesmo se não ganhar o seu break-even (ponto de equilíbrio em que não há lucros, nem prejuízos), a experiência é muito boa. Meu outro sonho era ser uma blogueira de moda e inspirar meninas, agora eu quero ser uma blogueira de moda em tempo integral, para que eu possa dedicar todo o meu tempo à moda. Eu também quero trabalhar para Nasty Gal ou Dolls Kill e ser uma estilista de moda para sessões de fotos. Eu adoraria ser uma compradora de moda para qualquer uma dessas empresas também. E por fim, gostaria de ser uma visualizadora, onde começo a vestir manequins em lojas de roupas.

7- Qual marca de roupas é a sua preferida? 
UNIF e Jeffrey Campbell.
Vocês já conheciam ela? O que acharam da entrevista e dos looks? 

terça-feira, 24 de junho de 2014

Unha do dia: Navy


Boa tarde meninas, como estão? Hoje acordei cedinho pra fazer boxe e caminhada, e vou aproveitar essa disposição pra uma postagem nova. Bom, estou trazendo essa unha feita pela Letícia Souza (que, alías, também acordou cedo pra fazer boxe/caminhada comigo hahaha), com o tema Navy, já que azul-escuro é uma das tendências de esmalte para o inverno. 
É uma unha que ela queria fazer já faz um tempo... divertida e com cor atual - azul com uma brincadeira de tons. Para fazer a âncora, comece com um traço reto e depois faça a meia-lua embaixo. Por fim, vá terminando os detalhes. Requer um pouco de paciência, mas não é difícil!
Esmates usados: 
  • Colorama - Azul biônico
  • Forever 21 - Vernis à ongles
Adorei esse tom de azul, e achei que unha ficou bem legal. E vocês, o que acharam?

domingo, 22 de junho de 2014

Look do dia: Casual


E aí, tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe um look bem básico e casual. Na verdade, eu queria mostrar pra vocês esse moletom que comprei faz pouquinho tempo, e estou amando; ele é fininho e mais curto, então só uso em dias não muito frios, e nem muito quentes. 
Já em relação à calça, eu tinha pedido para a dona da loja que eu mais compro trazer para mim uma com cor de achocolatado, sabe? Mas ela acabou trazendo essa, e acabei gostando mais ainda. Não sei definir essa cor, seria uma cor de terra vermelha? (olha minha criatividade hahaha). Só achei que ela laceou um pouco depois que eu usei, mas tirando isso, adorei!
O sapato eu comprei já faz um pouco mais de tempo, acho ele bonito, mas não é nada confortável; então só uso em lugares que eu sei que não vou ficar muito tempo em pé.
Vestindo: Moletom Skenn | Calça Renonce | Sapato Café Brasil
O que acharam do look? Deem HYPE no lookbook:

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Tendência: Bomber Jacket

Eis aqui mais uma tendência para o inverno 2014: bomber jacket. Elas surgiram na 2ª Guerra Mundial, sendo usadas pelo exército americano e foram adaptadas para os dias de hoje com uma enorme modernidade. É possível identificá-la através dos punhos e da gola mais fechada.
Você pode encontrar a jaqueta bomber em diversos modelos: bordadas, estampadas, lisas, compridas, mais curtas. E elas podem ser usadas com short, saia, vestido, calça, com tudo! Obs: Prefira combinar com roupas mais justas, já que a jaqueta tem bastante volume.
O mais legal dessa jaqueta é que ela pode ser usada por todo mundo, já que fica bem em todos os estilos; tudo depende do modelo que você escolhe e da combinação feita.

Sou apaixonada pela Jaqueta Bomber e gostei principalmente dessa de oncinha. E vocês, o que acham dessa tendência? Usam/usariam esse tipo de jaqueta?

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Unha do dia: Copa do Mundo #VAIBRASIL


Bom dia pessoal, como estão?
Bom, eu adoro Copa do Mundo, mesmo com todo esse bla bla bla contra, e para entrar no clima fiz essa unha de acordo com o tema.
Os esmaltes que eu usei foram o "Moda verde" e o "Amarelinha", ambos da Linha Color Trend da Avon. Eu realmente amei esse tom de verde, ele fica lindo na mão, está aprovadíssimo. E para dar um acabamento, fiz uma linha de glitter dourado.
A unha é bem simples. Para fazer, passe o esmalte verde e espere secar. Depois, cole uma tira de fita crepe, na diagonal, na base, e outra em cima (sem pressionar muito) deixando essa tira no meio onde você vai passar o amarelo. Por fim, escreva "Brasil" e passe o glitter.
 O que acharam da unha? Também curtem a Copa?

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Entrevista com Michelle Madsen

Boa tarde, tudo bem com vocês? 
Já faz um tempinho que eu fiz uma entrevista com uma blogueira muito bacana: Michelle Madsen. Ela tem um estilo bem diversificado e cheio de tendências. No seu lookbook, tem um look mais lindo que o outro, pena que não dá pra eu postar todos aqui :( hahaha
1- Como você definiria seu estilo?
Gosto de me vestir como o “casual-Califórnia” e incluir itens que fazem minhas roupas únicas. Se eu usar salto alto, gosto de combiná-los com o casual, destroyed jeans. Se eu usar vestidos, é legal combiná-los com sapatilhas/tênis fofos. Eu também amo experimentar novas tendências e manter as coisas modernas.

2- Como surgiu a ideia em criar um blog?
Cerca de dois anos atrás, eu comecei a ler um monte de blogs de moda e estava muito inspirada por eles. Ao longo dos próximos meses, pensei muito sobre isso e percebi que eu deveria apenas mirar (“take aim”) e fazê-lo! É aí que o nome do blog veio.

3- Qual item fashion não pode faltar no seu guarda-roupa?
Destroyed jeans, sapatilhas/tênis fofos e converse, anéis delicados, relógios grandes e esmaltes vibrantes.

4- Que dica você daria para quem está começando o blog agora?
Apenas mire seu objetivo. Sério, não há nada mais gratificante do que fazer o que você ama. E haverá dias pra cima e pra baixo... vá com calma e lembre-se que é o que você gosta de fazer.

5- Qual o seu ícone fashion?
Eu adoro as gêmeas Olsen! Para mim, eles são a essência do cool.
6- Você tem algum sonho relacionado à moda?
Eu adoraria ter minha própria loja um dia!

7- Qual a sua marca de roupas preferida? 

Tenho tantos... One Teaspoon, All Saints, Rebecca Minkoff, Madewell, Rag and Bone, para citar alguns. Além disso, meu marido e eu temos uma linha de T-shirt e joias chamada LOVE NAIL TREE que está definitivamente no topo! 
Gostaram da entrevista? Já conheciam a Michelle? O que acharam dos looks dela? Para acompanhá-la: blog | lookbook | Instagram

sábado, 7 de junho de 2014

Look do dia: saia xadrez

Eai gente. tudo bem com vocês?
As férias estão chegaaando e isso significa que o blog não vai ficar tão abandonado, finalmente! Mas enquanto isso, tem look do dia com uma saia que eu comprei faz alguns dias, e estava esperando dar uma esquentadinha pra poder usá-la. Eu realmente AMEI ela, e ainda, xadrez vermelho está super em alta.



Nunca fui muito de usar uma peça estampada com outra de uma estampa diferente ou algo escrito. Mas como eu já tinha usado essa saia com uma blusa preta esses dias, resolvi mudar, e experimentar uma combinação diferente. Como a blusa tem os tons da saia, achei que ficou legal.

E o sapato é ideial pra quem for baixinha como eu, ele é meia pata e super confortável. Ninguém merece usar aqueles saltos que doem o pé no primeiro minuto que coloca né? 
Vestindo: Saia Hy Connection | Blusa Skenn | Sapato Raphaella Booz | Óculos Ray Ban 
O que acharam do look? Gostam de xadrez? Deem HYPE no lookbook: